Olá, meu nome é Renata Priya, sou professora de desenho e tatuadora, mas antes de falar sobre a minha formação acadêmica, gostaria de falar sobre a minha missão como professora de desenho.
Em 2001 meus caminhos se cruzaram com a Ipstudio, e desde então nunca mais se separaram – salvo por pequenas pausas por formação e vivências no exterior -. Fui direcionada à minha primeira missão de vida - de âmbito profissional - ainda bastante jovem. Aos 17 anos o nosso diretor de arte Ivan Rossé me convidou para ser monitora no curso de desenho que posteriormente se transformaria nesse curso consagrado que é a IPSTUDIO e aos 18 já assumi a responsabilidade de ter a minha própria turma. Sorte? Eu acredito em destino.
Hoje, aos 36 anos (2020) compreendo que uma das minhas grandes missões de vida é o ensino da arte e através dele, transformar vidas: seja mostrando à criança ou ao jovem a sua verdadeira vocação, ajudando a descobrir o seu talento, - talvez ainda oculto pela falta de técnica - e direcionando dentro desse caminho; seja realizando os sonhos daquelas pessoas, que diferente do primeiro exemplo, não teve a oportunidade de se desenvolver no mundo das artes com tenra idade, e na vida adulta – muitas vezes somente depois de aposentados – finalmente tem a possibilidade de realizar esse antigo sonho de aprender a desenhar. Seja de uma forma ou de outra, pra mim é um orgulho participar desse processo de encontro ou reencontro com a arte, e, portanto eu honro profundamente a minha missão, e retribuo esse presente que recebi através do amor e da dedicação aos meus alunos.
Mas afinal, como conheci a IPSTUDIO? Aí é justamente onde entra a minha formação acadêmica. Aos 16 anos começava a entrar no processo que toda (o) adolescente passa de busca pela minha profissão. Até então acreditava que gostaria de estudar Moda, mas justamente “aos 45 do segundo tempo” como se costuma dizer, um professor da escola me falou sobre um curso novo que recentemente havia aberto na UFRJ, que se chamava Indumentário, e uniria as minhas duas paixões: o vestuário e o Teatro. O Curso é uma habilitação dentro de Belas Artes, portanto teria que fazer o famoso THE (Teste de Habilidades Específicas), antes mesmo da prova escrita, que hoje equivale ao ENEM. Dessa forma tive que buscar correndo um curso de desenho para me preparar para tal prova, e foi aí que a IPSTUDIO cruzou o meu caminho. Quando me formei em 2006, cheguei a fazer alguns trabalhos como figurinista, e inclusive em 2009 realizei um trabalho para a Escuela de Teatro de Granada (Espanha), mas não continuei por esse caminho, me dedicando profissionalmente a princípio somente ao ensino do desenho – parece ser que só estudei Indumentária para conhecer a IPSTUDIO!
Em 2013, depois de já ter tido a experiência de morar na Espanha durante quatro anos, realizei pela Universidad de Granada um Máster em História da Arte (Historia del Arte – Conocimiento y tutela del Patrimônio Histórico), minha outra paixão. Por isso, quando me perguntam sobre meus artistas preferidos, eu realizo uma viajem no tempo e chego até os artistas do princípio do século XX. Amo principalmente os artistas expressionistas me atraindo por eles pela cor e pela intensidade expressadas nas suas pinturas.
Apaixonada pelas cores e rostos como professora acabei me especializando no desenho de rostos – retrato - e no ensino do estudo das cores, mas como todos os professores aqui, ensino todos os outros módulos do Curso Base do nosso método. Muita Luz para todos!