Alexandre Assumpção

Criação de Roteiro e Narrativa

Alexandre Assumpção

Especialista em:
Criação de Roteiro e Narrativa

Olá, meu nome é Alexandre D’Assumpção e vou te falar um pouco sobre mim.

Além de roteirista e redator, também atuo como Ghost Writer e Script Doctor.

Entre meus cursos de Audiovisual estão: Casa da Gávea (Roteiro), CUFA (Audiovisual) e Nós do Cinema (Formação para professores de Audiovisual). Além dos cursos, participei da Primeira Maratona da Associação dos Roteiristas e do Seminário do Robert Mckee oferecido pela Globosat.

É pouco? Então, senta que lá vem história!

Venho de uma família praticamente de professores, só que bem… eu não queria fazer direito nem administração. Segundo uma prima, eu decidi aos oito anos que queria contar histórias e entreter o mundo. Se não for verdade, é muito bem provado porque olhando pra trás, poucos foram os momentos em que não fiz algo ligado a isso.

Entrei para o mundo dos roteiros em 1989, quando fui contratado pela Editora Monterrey. Eles queriam um tradutor, mas acabei dando tanto pitaco que meu chefe me mandou ir e fazer melhor. Nos três anos seguintes, escrevi vários livros pra eles. Só parei quando a editora fechou. Em 1991, fui contratado pelo Estúdio Tony Carson para produzir e corrigir roteiros de uma equipe de artistas Brasileiros que produziu quadrinhos para a França.

Em 1996, afastei-me do meio e comecei a trabalhar com Clippings de áudio para a Assessoria de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro, onde fiquei seis anos, mas sempre participando de um ou dois projetos. Em 1998, lancei o primeiro livro, Lilith, uma produção independente. A partir de 2003, retornei ao meio e além participar de sites como Omelete (lá no comecinho), Hqmaniacs, Impulso HQ e outros, comecei a inserir minhas oficinas em eventos e colégios. Em 2005, participei do curso de locução da Adriana Riemer que acabou me colocando como locutor coringa e redator de sua rádio escola. Por intermédio da Adriana, dei a primeira oficina, em 2006, na Faculdade Veiga de Almeida. Neste meio tempo, participei da produção dos primeiros tratamentos de dois Longas e uma série em parceria com o Roteirista e Diretor Cazé Neto.

A partir de 2006, estive envolvido em vários projetos transmídia, um deles, o site sobre cultura pop Pipoca Gigante, onde além de redator, participei como consultor de textos, redator e auxiliar de direção no piloto de um programa de TV que seria o primeiro projeto da produtora do site. Nos anos seguintes, participei de vários movimentos culturais em cidades como Niterói (onde participei do grupo de artistas do Setorial de Arte e Cultura Urbana), São Gonçalo (parceria com o Projeto Recicla Leitores) e Duque de Caxias, uma parceria com o Grupo Capa Comics que acabou rendendo nossa inserção no Mapa da Cultura do Estado.

Em 2013, montei a Iniciativa Gambate, projeto que visa a criação de oficinas que utilizam a linguagem dos quadrinhos para trabalhar a autoestima dos alunos. Além da chancela de projetos cultural fornecida pela prefeitura, a Gambate fez uma parceria com a Casa do Trabalhador de Manguinhos que me colocou na lista de agradecimentos da Secretaria de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro em 2016.

Em 2014, entrei para o projeto Mais Educação do Governo Federal e para o coletivo Casa do Medo, com quem publiquei a coletânea de contos: Rio, Cidade do Terror e Medo e participou de vários eventos da prefeitura, principalmente o Paixão de Ler.

Em 2015, descobri o IPStudio do Catete (onde morava) e mandei um e-mail perguntando se precisavam de um professor de roteiro. Ouvi um belo “sim” e o resto é história.

Em 2017, participei da equipe editorial da Revista Litere-se e em 2018, produziu o conto O Dragão de Pellinore para o livro Histórias Fantásticas da Editora Guardião.
Quando não estou no IPStudio, estou tocando algum de meus projetos pessoais, escrevendo, ou aprendendo algo.

Essa é versão simplificada da minha história. Quer Escrever a sua? É só me chamar. Terei todo o prazer de ser seu professor.

Vamos Desenhar? Fale Conosco

Como Funciona o Curso de Desenho Presencial?

Você monta o seu horário e aprende no seu ritmo, com aulas individuais para o seu nível e a sua necessidade especifica de aprendizado.

Aqui valorizamos o seu esforço ! Quanto mais horas você contratar por mês, menos você paga pelas aulas! É muito fácil e rápido, em duas semanas você já conseguirá ver os resultados!
Ver todos os Cursos Presenciais
Top
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram