Como é a prova do THE ?

O que é T.H.E ou Teste de Habilidade Específica ?

Para você ingressar numa faculdade de artes, como por exemplo Arquitetura, Desenho Industrial, Belas Artes, Design de Interiores, Design de Jóias, Escultura, Gravuras, etc, você precisa fazer um teste para ver se você tem habilidade para cursar esse curso, senão você entra e não tem habilidade e perde o seu tempo de vida. Então, eles fizeram uma prova que é uma avaliação para habilitar e ver se você tem qualificação para entrar.

É uma prova eliminatória, ela não dá nota. Você simplesmente é hábil ou não é hábil. Se você tem 6 ou 7 candidatos para uma vaga, quando você passa no teste de habilidade, cai para 2, 3 candidatos para uma vaga. É uma prova muito capciosa, que aparentemente parece simples, mas ela guarda muitos mistérios nas entrelinhas, e se você não tiver uma boa formação, você não tem condições de passar nessa prova. Aí o que acontece? Você perdeu um ano, vai ter que fazer no ano que vem, ou vai fazer pra segunda opção que normalmente não é o seu sonho.



É difícil fazer essa prova ?

Essa prova não é uma prova constante, há uma probabilidade de questões. Não é uma prova simples, você tem que ter um conhecimento.



Qual é a característica dessa prova ?

A prova é feita em 4 questões em média, às vezes 3 questões:

A primeira questão normalmente é você criar da sua cabeça a partir de uma poesia, de um texto, de alguma frase, algumas palavras, que normalmente eles colocam palavras assim: multidão, corrida, cidade. E você fica “como é que eu vou conseguir desenhar uma cidade? Vou ficar dez horas e não vou conseguir terminar!”. Então tem que ter um macete para facilitar com que você dê a alusão de que é uma cidade, uma multidão, e que você consiga dentro do tempo fazer aquela questão. É uma questão de criatividade, você tem que tirar dentro da sua cabeça.

A segunda questão é a observação. Que pode ser você pegar uma foto, um desenho e falar pra você, a partir do que você está vendo, olhar de um outro ângulo. Ou você desenhar a sala que você está vendo. Ou te dão um monte de objetos para você montar – estão avaliando a sua habilidade pra montar aquilo, colando. Pedem para você fazer um arranjo, uma composição, e depois vão pedir para você desenhar aquilo. Você vai mostrar a sua capacidade de olhar e retratar aquilo que você está vendo.

A terceira questão é uma questão para mostrar o seu raciocínio tridimensional, espacial. Te dão uma figura e pedem para você virar ela pra cá, ou abrir, ou desmontar, ou olhar de cima, ou olhar de baixo. Ou seja, como é que ela se encaixa, fazer uma peça negativa e ver qual peça se encaixa nela. E de alguma forma você mostrar a sua capacidade abstrativa em tridimensão.

Algumas provas tem uma quarta questão, que é mais teórica, onde te dão perguntas de relacionar objetos com palavras, se te dão pirâmides você tem que relacionar com Egito, ou Axé é na Bahia, coisas do Brasil e coisas do mundo. Para você passar uma noção de conhecimentos geografia geral artística.

Essas quatro questões na realidade são o próprio curso de formação da Universidade, para você fazer o teste você tem que praticamente ter feito a Universidade.



O que a IPStudio oferece de diferente dos demais cursos ?

Já que a IPStudio tem que ensinar você a se preparar pra prova, a gente já ensina os mesmos conhecimentos para você fazer um excelente curso de Graduação, não ser um bom aluno, e sim você ser a referência, o melhor aluno em Desenho. Você vai se candidatar às monitorias, vai fazer projetos com os professores pioneiros nas áreas deles, porque eles vão querer pegar os melhores. Se você é o melhor em representação, é lógico que você será candidato a ser esse aluno Monitor. A IPStudio tem essa garantia de, há 22 anos, ter excelência de formação. No último vestibular todos os alunos que fizeram o curso completo e tiveram 100% de aprovação. Nós tivemos muitos alunos que não fizeram o curso completo, e mesmo assim, muitos passaram. E alguns que não fizeram o curso completo não passaram. Então a nossa média caiu para 97,8% no total, mas se a gente considerar só os alunos que fizeram o curso completo, a aprovação foi de 100%. Isso já mostra que nós temos o conhecimento em nossas mãos para garantir que você vai entrar.

Aí só cabe a vocês fazerem a sua parte, procurando a gente, fazendo o curso Online e então se prepararem para essa prova.



Quanto tempo de curso eu preciso para me preparar para a prova de T.H.E ?

Os cursos de ensino médio, dizem que precisam só de umas dez aulinhas, mas eles não estão entendendo o nível da prova. Porque normalmente quem dá essas provas são professores de Belas Artes, e a prova de Belas Artes para o T.H.E. é a mesma que eles davam há muitos anos atrás. Agora, Arquitetura, devido a procura alta, eles tiveram que elaborar uma prova mais difícil para fechar o grupo de pessoas que passavam. Então o professor que vai te preparar na sua escola, é um professor de Belas Artes, que não tem noção do que cai na prova. Para você ter uma idéia, eles pedem assim “desenhe uma pessoa 3 degraus na sua frente subindo uma escada”, “desenhe uma multidão numa praça”, “você está dentro de um trem e olha pela janela e vê uma cidade”. Como assim? Como que você vai fazer isso?! Tem que ter IPStudio te capacitando, com um curso consistente. E isso é importante você ter essa certeza.


Comentários