Vê rostos em qualquer coisa? Acontece com muita gente!

Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

Mesmo sendo mais comum a pareidolia de imagens, este fenômeno também engloba os sons, fazendo com que uma sequência de ruídos seja interpretada como palavras ou frases com algum significado para o ouvinte.

Por exemplo, em músicas que são reproduzidas ao contrário, muitas pessoas alegam ouvir mensagens que são supostamente consideradas mensagens subliminares, quando na verdade pode não passar de uma simples pareidolia sonora.

Pessoas que alegam ver fantasmas, discos voadores, monstros e outros acontecimentos inexplicáveis, podem ser “vítimas” de uma pareidolia. Vale lembrar que a pareidolia não é uma doença. De acordo com pesquisadores e estudiosos da mente humana, uma provável explicação para este fenômeno esteja relacionada com a evolução da espécie humana. A necessidade do ser humano em viver em sociedade para sobreviver, fez com que desenvolvesse essa facilidade em identificar rostos de seus pares.

O fenômeno da pareidolia é pessoal, isso significa que mesmo que um indivíduo esteja enxergando um rosto humano numa determinada forma geométrica, outra pessoa pode não ver a mesma imagem.

A Pareidolia é algo comum, onde uma coisa aleatória e abstrata acaba sendo percebida pelo indivíduo como algo distinto e com significado. As interpretações variam, mas algumas figuras são tão nítidas que causam uma interpretação comum entre várias pessoas.

Comentários