Qual o Material Indicado para Começar a Desenhar ?

Lápis

Nós orientamos a usar o lápis HB ou H. Quem tem a mão pesada usa o lápis H, quem tem a mão um pouco mais leve usa o HB. Para tentar fazer uma linha bem fina. A idéia não é pegar um lápis duro e ficar forçando.

Quais são as marcas? Você pode usar tanto Staedler, quanto a Faber-Castell quanto a Toison D’Or. As três marcas são muito boas, elas tem uma qualidade de grafite bem interessante, então recomendo sem problema nenhum.



Apontador

É preciso estar sempre com a ponta bem fina, você tem que ter um apontador bom – e muita atenção: sem assoprar – assoprou o apontador, você jogou ele fora porque a saliva vai corroer a lâmina que tem que estar bem afiada. E quando o apontador começar a travar, joga logo fora e compra outro, porque você tem que estar com a ponta bem fina o tempo inteiro. Principalmente, para as regiões do rosto, mãos e pés, que são as regiões em que qualquer pontinha um pouco mais grossa já começa a dar problema no desenho.



Estilete

Se você tem habilidade com o estilete, você também pode usar um estilete para apontar o seu lápis deixando a ponta mais comprida do que o apontador deixa, e aí , se você forçar vai quebrar, e você acaba aprendendo a deixar a mão mais leve para não quebrar tanto a ponta.



Borracha

Borracha é aquela comum meio de silicone que você tem em escola, que quando você apaga ela solta uma minhoquinha. Evitem borracha que machuquem muito o papel, aquelas que arranham tem uma aplicação para outro fim. Mas para a parte de desenho, neste momento não é legal.



Folhas de Papel

Folha é aquela folha de computador, A4, ofício, o que você quiser. Esse é um material básico mínimo para você começar a aprender a desenhar e logicamente, como a gente falou, veja os vídeos anteriores, ter um ambiente reservado, vejam os vídeos anteriores que falam como você vai escolher esse ambiente tipo de postura, etc e tal, que a gente recomendou antes.



Lapiseira

Agora, se você quer investir um pouquinho mais, e ter um material sem ter que ficar apontando tantas vezes, você pode comprar uma lapiseira 0.3. Porque? Porque ela está sempre com a ponta finínissima e essa precisão faz com que você não erre. Isso é uma vantagem que a gente oferece como fica. E você pode encontrar as marcas da Pentel, da Staedler, e marcas mais sofisticadas, etc. Evitem marcas genéricas, tem que ser uma lapiseira de marca boa. Porque senão ela entope muito fácil e você joga o seu dinheiro fora. Comprem grafite HB ou H, a mesma recomendação para mão leve ou não.

E se você ao invés de comprar borracha – mas é sempre bom ter uma borracha, e você deve ter em casa – você pode investir em lapiseira-borracha, que pode ser triangular, quadrada, chata para apagar regiões maiores, e uma mono 2.3 que serve para desenhos de precisão, nos meus desenhos eu uso bastante ela.



Esfuminho

Para fazer um sombreado um esfuminho, que é esse esfuminho branco comum, que nesse momento é o que a gente recomenda. Agora cuidado, o esfuminho é uma ferramenta excepcional, mas se você não souber usar vai acabar com o seu desenho.



Blocos de Papel

Não é o momento de investir em blocos com acidez controlada, gramatura de 200, no começo é brincar. Quando você já estiver atingindo algo um pouco mais profissional, com mais qualidade, com um resultado que agrade, aí então vai falar num bloco com acidez controlada com uma gramatura um pouco mais grossa, porque aí você vai deixar o registro. Agora você ficar gastando, apagando e jogando fora folha cara, não é o momento.


Comentários