Qual melhor tipo de papel para desenhar?

Qual é a diferença entre os tipos de papel e para que serve cada um deles? Muitos não dão a devida importância, mas é a partir de um bom papel que começa um bom desenho!

Bom, podemos diferenciá-los em quatro características: formato, peso, textura e cor.

Os formatos que são encontrado nas lojas seguem o padrão internacional, que obedecem um tamanho exato predeterminado. A variação vai desde o A0, sendo o maior, ao A8, o menor. Existe uma propriedade interessante, que é a proporção entre os lados se mantém em cada um dos tamanhos. E o menor lado de uma folha é sempre a metade do maior lado de uma folha de tamanho maior. Veja a seguir as medidas:

tamanhos de papel

Qual melhor formato para desenhar? Depende do seu objetivo. Se você só quer rascunhar, colocar as ideias no papel para desenvolver depois, pode optar pelos tamanhos menores – A5, A6 ou mesmo A7. Agora, se você pretende fazer um trabalho mais elaborado, escolha tamanhos maiores – A4, A3, A2, etc.

O peso é identificado pela sua gramatura, que pode variar de 50g a 350g. Quanto maior for a gramatura do papel, maior será sua espessura. O papel sulfite/offset (o papel que usamos nas impressoras de casa), por exemplo, tem 75g, é fino e poroso – o que significa que absorve bem tinta e/ou grafite. Os papéis com a gramatura maior (a partir de 170g) são mais resistentes à água, ideais para trabalhos com aquarela, guache ou acrílica.

Os papéis podem ser encontrados em diversas cores ou estampas. Vai depender, mais uma vez, do que você pretende fazer. Normalmente, começamos com uma folha branca, mas se seu objetivo for pintar a folha inteira, pode optar pela cor que será predominante no seu desenho, como fizemos nesse vídeo aqui.

A textura é o aspecto da superfície do papel, pode ser liso, telado, texturado, etc. E assim como a cor, você pode fazer o uso de acordo com a sua vontade e criatividade.

Pronto, agora você já sabe por onde começar! Qualquer dúvida entre em contato conosco!

Fale Conosco Veja também

Comentários