CMYK é Cor Primária ?

Porque há uma diferença e qual a diferença entre as cores primárias: Azul, Vermelho e Amarelo, e outros que dizem que as cores primárias são Ciano, Magenta, Amarelo e Preto. O que acontece é o seguinte: lá nos primórdios da formação da cor, os artistas quando começaram a pintar, eles queriam uma coisa muito realista quase fotográfica. Então eles entraram dentro dos seus estúdios e traziam os objeto, as flores para dentro do estúdio. E aí no estúdio, quando era de dia, a janela não era transparente como é hoje, tinha uma coloração bem amarelada. Quando alguém acendia uma vela ou um lampião, isso jogava ainda mais amarelo dentro dessa mistura de cor. Uma coisa que era roseada, se você jogasse o amarelo nesse rosa, ele fica meio avermelhado. Se você pegasse o vermelho e misturasse com branco, você atingia aquela cor (para compensar a influência do amarelo da luz).

Essa escola que usou Amarelo, Azul e Vermelho como cores primárias, foi fazendo artistas maravilhosos como Rembrant e a pintura clássica. Ela se estabeleceu como referência. Foi então que no movimento Impressionista, que o artista quis sair para o lado de fora, e não estava mais preocupado em fazer a coisa hiper-real, e sim pegar a impressão, pegar o estalado, a cor, a imagem, a forma, a luz principalmente, ele viu que aquela paleta antiga não servia, não dava, ele não conseguia fabricar as cores que ele estava vendo.

E surgiu então, o CMYK. O artista descobriu que misturando o Magenta com o Amarelo, dava o Vermelho da cor da outra paleta de cores. E misturando o Ciano com o Magenta, dava o Azul da outra paleta. E o que acontece. A escola tradicional não aceitou mudar a sua paleta tradicional, porque fez artistas holandeses, franceses, ingleses e outros. E tratou os novos artistas como jovens cheios de novidade, se queriam fazer outra paleta que fizessem por conta deles.

Com isso, o que aconteceu, criou-se então duas escolas: uma escola que usa as cores primárias: Azul, Vermelho e Amarelo, que há 200 anos atrás trazido pelos franceses, influenciou o movimento brasileiro e até hoje nas escolas ensinam para os nossos filhos que as cores primárias são Vermelho, Azul e Amarelo! Como assim, se até as impressoras e gráficas já sabe que é Ciano, Magenta e Amarelo?! Mas infelizmente, as instituições não se atualizaram como deveriam, exceto a IPStudio 😉

Mas o que e o K do CMYK ? C de Ciano, okay, é um azul meio claro. M de Magenta que é um roseado mais encorpado. O Y é o amarelo. Alguns falam que o K é de Black. Não é isso! É que as gráficas usam sempre nessa ordem, primeiro o Ciano, Magenta, o Amarelo e no final fazem o fechamento com a cor chave que é a cor Preta – portanto K vem de Key (chave).

Comentários