7 Motivos Porque não se Deve Desenhar de Graça

Uma enorme quantidade de artistas gasta centenas de horas para seus estudos e desenvolvimentos pessoais. Muitos trabalham e fazem seus estudos no pouco horário livre que sobra. É uma vida difícil, gratificante, mas difícil.

Quando eu vejo um artista dizer que trabalha de graça, eu fico tentando entender o que há de errado com ele. Você quer dizer, zero, nenhum centavo? “É amor pela arte”, dizem eles. “E também porque o meu emprego já paga minhas contas”. Mas entenda. Não é apenas sobre dinheiro, é completamente sobre dinheiro! Não estou falando de hobbies, mas de incríveis profissionais que doam o seu tempo por absolutamente nenhum pagamento. Isso é uma péssima ideia e eu tenho 7 bons motivos para crer nisso:

1 – Profissionais são pagos pelo que fazem: Esta é a sutil diferença que faz de você um profissional. Como sempre, Mark Twain tinha uma teoria sobre isso, “escreva sem cobrar até que alguém ofereça um pagamento. Se ninguém oferecer nada durante 3 anos, é um sinal de que o trabalho ou você precisa mudar”. É claro, se você é um amador ou iniciante, provavelmente você deve estar trabalhando por valores que tendem a zero. Mas se dentro de alguns anos de estudos e melhoramentos, se você ainda não estiver sendo bem pago, talvez seja hora de buscar outra coisa para fazer.

2 – Contadores não fariam isso: Acho que o argumento do contador é que arte é uma diversão e contabilidade é um fardo. Mas se você precisar de um conselho sobre qualquer coisa, marketing, direito, finanças, você certamente irá pagar por isso. Você não pode chegar num restaurante e pedir, “oi, dá pra me liberar da conta? Eu juro que falo bem de você no Facebook”.

3 – Trabalho gratuito só chama mais trabalho gratuito: É um fato. Quando uma pessoa trabalha de graça, fica muito difícil encontrar alguém que queira pagar pelo seu trabalho depois.

4 – A qualidade do seu trabalho tende a cair: Por não estar sendo pago, você acaba não se empenhando tanto, e seu nível de qualidade começa a cair, e ao mesmo tempo você se sente desmotivado em buscar melhorar as suas habilidades.

5 – Nenhum dinheiro se torna dinheiro negativo: Não tem jeito, tudo que for usado e gasto para que o trabalho seja feito, tem um custo. Você precisa comer, dormir, ter tempo livre para descansar a mente, para estar bem para trabalhar no outro dia. Deixar de aproveitar seu tempo livre em algo que não será pago, mais dia menos dia, vai ter um preço. Sem falar no custo de todos os materiais caros que você comprou até hoje para conseguir chegar num nível bom o suficiente.

6 – Nada na vida é grátis: Um ingresso para uma peça de teatro significa que eles tiveram que alugar o espaço, contratar pessoas. Se uma revista vende anúncios, se o bar vende bebidas, em qualquer negócio, sempre haverá uma troca monetária em algum momento. Você também deve se incluir nisso.

7 – Um pouco é melhor do que nada: Mesmo que esteja cobrando pouco, ainda assim, um pouco é melhor do que nada, e é melhor do que simplesmente doar o seu precioso tempo. Se pedirem para doar o seu tempo, peça para doarem a carteira em troca do seu tempo.

Comentários